Main menu

PAES – Programa de Avaliação Seriada para Acesso ao Ensino Superior da Unimontes – é uma das duas vias possíveis (o SISU é a outra) de ingresso nos cursos de graduação ofertados pela Unimontes. É um Programa voltado, especificamente, para alunos que estão cursando o Ensino Médio e ocorre em três etapas (03 anos), sendo realizada uma etapa a cada ano, completando um triênio. À medida que o estudante conclui cada ano do Ensino Médio (seja ele regular com três anos de duração ou profissionalizante com quatro anos de duração), realiza uma etapa do PAES.
Assim: Ao final do 1° ano do ensino médio, o estudante realiza a 1ª Etapa do PAES; ao final do 2° ano, faz a 2ª Etapa do PAES e ao final do 3° ano, participa da 3ª e última Etapa. No caso de Ensino Profissionalizante de Nível Médio, o estudante inicia sua participação na 1ª Etapa do PAES quando estiver no 2° ano e finaliza a 3ª Etapa quando estiver concluindo o 4° ano do Ensino Profissionalizante de Nível Médio. A cada Etapa, o candidato deve renovar a sua inscrição, para continuar participando do PAES. Somente na 3ª Etapa o candidato faz sua opção por um dos cursos da Unimontes.


1) Pode participar do PAES o aluno que está cursando o 2° ano e não participou da 1ª Etapa?
Sim, para os estudantes de cursos profissionalizantes de nível médio (com duração de 04 anos) que estiverem cursando o 2° ano e devem iniciar sua participação no PAES realizando a 1ª Etapa.
O candidato que não realizou a 1ª Etapa em momento oportuno, mas encontra-se regularmente matriculado no 2º ano do Ensino Médio, com duração de 3 anos, ou no 3º ano do Ensino Médio com duração de 4 anos, poderá realizar a sua inscrição para a 1ª e 2ª etapas PAES concomitantemente. As provas dessas duas etapas serão realizadas no mesmo dia, em turnos diferentes.
2) Se eu repetir um dos anos do Ensino Médio, posso continuar no PAES?
Se o estudante repetiu o 1°ano do ensino médio e irá cursá-lo novamente (ou o 2°ano do ensino médio de 4 anos de duração), poderá reiniciar seu triênio, inscrevendo-se novamente para a 1ª Etapa do PAES.  
Quem repetir o 2° ano (ou o 3° ano do ensino médio de 4 anos de duração), poderá se inscrever para realizar simultaneamente a 1ª Etapa e 2ª Etapa do PAES, (as provas ocorrerão no mesmo dia em dois turnos).
3) Quem Cursa o Ensino Supletivo pode participar do PAES?
Não. O PAES é um programa de avaliação seriada, voltado exclusivamente para os estudantes do Ensino Médio regular e/ou profissionalizante.
4) Posso participar do PAES mais de uma vez?
Não, o candidato que realizar as três etapas, encerra seu triênio e participação no PAES – que deve ocorrer enquanto o estudante cursa o Ensino Médio.
5) Se eu perder uma Etapa do PAES, posso fazer a mesma no ano seguinte?
Somente nas situações descritas nas respostas às perguntas n° 1 e 2, ou seja, caso esteja cursando o 2° ano e tenha perdido a 1ª Etapa - poderá se inscrever para realizar simultaneamente a 1ª Etapa e 2ª Etapa do PAES (as provas ocorrerão no mesmo dia em dois turnos).
6) No PAES são aproveitados os pontos do ENEM ou os pontos de candidatos treinantes?
Não. Os pontos do PAES são relativos somente às provas realizadas em cada Etapa do triênio. Não são aproveitados pontos do ENEM ou qualquer outro processo seletivo, nem há candidatos treinantes no PAES, pois a condição da inscrição é a compatibilidade entre a matrícula em curso no ano do Ensino Médio e sua correspondência com as Etapas do PAES.
7) O que é Sistema de Reserva de Vagas?
O Sistema de Reserva de Vagas é uma modalidade de concorrência que consiste no atendimento à Legislação vigente (Lei Estadual n.º 22.570, de 05/07/2017), referente ao percentual de reserva de vagas de cada curso de graduação para as seguintes categorias: a) Candidato negro, de baixa renda, egresso de escola pública (Código: NEEP, 21% das vagas); b) Candidato egresso de escola pública, de baixa renda (Código: EEP, 21% das vagas); c) Candidato indígena, de baixa renda, egresso de escola pública (Código IEEP, 3% das vagas); d) Pessoa com deficiência (Código: PCD, 5% das vagas).
A escolha por esta modalidade de concorrência ocorre apenas para os candidatos da 3ª Etapa, que devem enviar, no ato de sua inscrição, toda a documentação exigida no edital para concorrer na categoria desejada. Feito isso, deve aguardar a decisão das Comissões Técnicas que analisam se o candidato se enquadra nos critérios da Lei Estadual e se cumpriu as exigências e condições estabelecidas pelo Edital.